sábado, 10 de dezembro de 2016

Método dos 3 Mundos

Método dos 3 Mundos
Por Osvaldo R Feres

Como visto anteriormente, a cosmologia celta é composta por três “reinos” ou mundos (Terra, Mar e Céu). Para ver a relação entre Ogham e a cosmologia celta clique AQUI.
O número 3 tinha um especial valor pelos antigos celtas, comprovado pela abundância de triplicidades encontrados na arte, filosofia e espiritualidade desse povo.
Esse método, comum entre alguns druidas e reconstrucionistas, foi adaptado por mim, tornando a jogada mais dinâmica e intuitiva. A toalha oracular é divida em 3 círculos concêntricos com inscrições ogâmicas, como na figura abaixo.


  • Primeiro sorteia-se de 3 a 9 feda (há alguns vates que utilizam os 20 feda) da bolsa ou saco onde está guardado seu conjunto ogham, sem escolhê-los. Deve-se lançá-los de uma só vez sobre a toalha a partir do centro. A interpretação é feita de acordo com as posições dos feda sobre os círculos.
  • No círculo interno está escrito em ogham Talam, que significa “Terra” e representa tudo o que é concreto e objetivo, relaciona-se ao mundo físico como o corpo, a saúde, o trabalho, o sexo, o dinheiro, etc. Indica também o momento presente e as mensagens ou conselhos dos espíritos da natureza.
  • No próximo círculo está escrito Muir, ou seja, “Mar”, pois o mar envolve a terra. Representa todo os aspectos emocionais do consultante, como raiva, tristeza, medo e alegria. Indica também acontecimentos passados que estão influenciando a vida presente do consultante e mensagens ou conselhos dos ancestrais. Simboliza o subconsciente.
  • Por fim, no círculo externo está escrito Nem, isto é, “Céu”, que encobre os demais mundos. Representa toda influência espiritual na vida do consultante, como inspiração e conselhos divinos. Indica acontecimentos futuros e qual é o melhor caminho para a solução da questão exposta. Simboliza o inconsciente.
  • Os feda que caírem fora da toalha são descartados, mas costumo verificá-los e interpreto-os como influências externas.
  • Se um fid cair entre dois círculos, serão interpretados os dois aspectos oraculares.
  • Se um fid cair invertido ou inclinado o significado oracular não muda. Normalmente deixo que a intuição indique qual fid está vibrando seu aspecto inverso.

Osvaldo R Feres /|\

Nenhum comentário:

Postar um comentário