sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Precisamos falar sobre a Janela de Fionn...

Precisamos falar sobre a Janela de Fionn...

Por Osvaldo R Feres

A janela de Fionn (Fege Finn) é um diagrama encontrado no Livro de Ballymote, onde os feda são organizados em cinco círculos concêntricos.
Há muitas teorias modernas sobre o real significado desse diagrama, talvez a chave para esse enigma seja o próprio nome Fege Finn. A palavra Fege ou Feige pode significar tanto uma janela, quanto a cumeeira ou o poste central que sustentava a casa circular da idade do ferro, desta forma, o Fege Finn simboliza o telhado de uma casa celta. Em meditações druídicas a Janela de Fion funciona como um portal para outros mundos ou mesmo a representação simbólica da árvore do mundo por onde o druida escala para descobrir novos reinos.


Alguns estudiosos do ogham sugerem que a Janela de Fionn seja um mapa associado às províncias da Irlanda (há outros que o associam ao escudo do herói Fionn). No antigo texto Suidigud Tellaig Temra a Irlanda é assim dividia por Fintan “conhecimento no oeste, batalha no norte, prosperidade no leste, música no sul, realeza no centro”.
Apesar de não concordar completamente com essa teoria (que a Janela de Fionn é um mapa associado às províncias irlandesas), devo reconhecer que é muito interessante essa associação para fins oraculares, contudo, antes de qualquer associação às direções, vamos dar uma olhada nos antigos mapas da Irlanda.


Ortelius, Abraham, 1527-1598



Pelo que vimos, muitos mapas antigos da Irlanda eram orientados para o oeste e não para o norte, como é hoje. Sabemos que alguns mapas medievais europeus eram orientados para leste, direção do sol nascente, mas curiosamente os mapas irlandeses voltavam-se para o oeste e isso não é, para mim, um mero acaso. Como sabemos, muitos mitos irlandeses mencionam viagens e jornadas ao desconhecido oeste, local onde encontra-se o grande oceano pontilhado de ilhas sobrenaturais, morada das fadas e dos ancestrais. Se realmente associarmos as províncias irlandesas ao Fege Finn devemos, creio eu, respeitar essa orientação. Voltemos à Janela de Fionn…
Cada aicme é nomeado (e por extensão, regido) por um fid, desta forma, no alto temos o aicme Beith, a base e o fundamento de todos os outros feda; do lado esquerdo do diagrama está o aicme hÚath, os primeiros desafios, etc. Portanto:
  • O aicme Beith está associado ao oeste, como nos antigos mapas irlandeses, à província de Connacht e ao Conhecimento. Repare que o oeste é o local conhecido por ser a morada dos ancestrais e fadas, fonte de sabedoria e conhecimento. A primeira letra ogâmica criada foi um beith.
  • Do lado esquerdo da figura está o norte, associado à província de Ulster, descrito como o local das Batalhas e obstáculos, intimamente associado ao significado oracular do fid hÚath (medo, perigo), o regente do aicme de mesmo nome.
  • Abaixo encontra-se o aicme Muin e o leste, associado à Leinster e à Prosperidade. O significado oracular de Muin, regente do aicme do mesmo nome, é trabalho/esforço/sacrifício e, segundo minha interpretação, simboliza o caldeirão sacrificial da abundância (Santo Graal) fonte da prosperidade.
  • Finalmente, do lado direito da figura está o aicme Ailm e o sul, associado à Mulster e à Música. Ailm, regente do aicme de mesmo nome, simboliza o primeiro som que um recém-nascido emite, ou seja, a origem de todo som, música ou poesia.


Desta forma temos:
  • Oeste – Aicme Beith “bétula” (província Connacht, Conhecimento)
  • Norte – Aicme hÚath “medo” (província Ulster, Batalhas)
  • Leste – Aicme Muin “amor/pescoço” (província Leinster, Prosperidade)
  • Sul – Aicme Ailm “gemido” (província Munster, Música)

Na próxima postagem falarei sobre um possível método oracular com Fege Finn associado às províncias da Irlanda… até lá.

Osvaldo R Feres /|\

2 comentários:

  1. Gratidão por compartilhar este conteúdo. Me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  2. you are very brave dear druid, that you have turned the meaning of the wheel...sounds grounded, but is that enough?

    ResponderExcluir