quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Dados Ogâmicos


Dados Ogâmicos
Há alguns anos vi em um site alguns dados ogâmicos para vender (veja aqui) e fiquei intrigado. Como funcionam tais dados em uma consulta oracular? No site não há nenhuma informação de como utilizá-los. 
Segundo o site Spirit of Old, esses dados (ou varetas, há as duas versões) foram inspirados em uma passagem da mitologia celta conhecida como Tochmarc Étaíne (Cortejo de Etain) em que o druida Dalan faz quatro varinhas de teixo, grava letras ogâmicas nelas e as utiliza para adivinhação.
Assim sendo, resolvi fazer os meus próprios dados e testá-los como oráculo e eis que descubro que são ótimos para respostas rápidas!

Método
Você pode criar seus próprios dados, feitos de qualquer material ou comprá-los no site citado. Cada dado deve ter cinco lados e cada um terá um aicme gravado nele, um fid em cada lado, como na imagem.
Para utilizá-los é simples, basta fazer a pergunta, lançá-los sobre uma superfície plana e lê-los da esquerda para a direita.
Digamos que a pergunta refere-se à questão financeira, o consulente quer saber se deve investir em um negócio. Os dados foram lançados e o resultado foi Edad, Straif, Quert e Luis. A partir das palavras-chave (veja aqui as palavras-chave do Ogham) é elaborado uma pequena frase/resposta, por exemplo: Edad = União, Straif = Perigo, Quert = Perdas e Luis = Dinheiro, isto posto, a frase ficaria mais ou menos assim: “Cuidado com associações (contratos ou acordos) duvidosos (ilícitos), pois, você perderá muito dinheiro”. Perceba que o Ogham age como um conselheiro.
Se a mesma combinação saísse para uma questão amorosa, o sentido da frase mudaria, por exemplo: “Seu parceiro(a) sente-se inseguro (há dúvidas sobre seu amor) e busca refúgio em questões financeiras”. Neste caso, há diversas interpretações, por exemplo, Edad significa não somente uniões e amizade, mas também o próprio parceiro(a) da(o) consulente e se somado ao fid Straif pode indicar uma traição, Quert fala de uma fuga (esconder-se) e Luis de visão, em outras palavras, “ele está te traindo e não quer mais te ver!”… é claro que a ética não permitiria que eu dissesse isso para a(o) consulente, pelo menos não desta forma!
Lembre-se, o Ogham é um conselheiro! Ele não resolverá seus problemas, apenas indicará os possíveis caminhos para a solução.

Ir além
A primeira coisa que me incomodou com esse método foi a forma limitada de combinações, isto é, letras do mesmo grupo nunca serão combinadas na mesma jogada. Será? Depois de estudar muito percebi que apesar dessa limitação aparente nunca fiquei sem as respostas necessárias para minhas questões. Para entender como os dados funcionam (assim como qualquer outro oráculo) é preciso compreender o conceito junguiano de sincronicidade, não vou entrar em detalhes, pois é um conceito muito complexo para explicar em poucas palavras.
De qualquer forma, os dados não são tão limitados como parecem, porque é possível lançá-los novamente em caso de dúvidas, somando os feda do primeiro lançamento com os do segundo. Confie na sua intuição, ela te guiará quando for necessário lançar novamente um ou mais dados em uma consulta. Devo ressaltar que esses dados são perfeitos para respostas rápidas! Para uma consulta mais profunda, recomendo que utilizem o conjunto ogham completo, até que estejam familiarizados com o oráculo.

Osvaldo R Feres /|\

4 comentários: