sábado, 4 de junho de 2016

Letras que representam pessoas no Ogham

Letras que representam pessoas no Ogham
por Osvado R Feres

Muitos têm me perguntado se há como identificar pessoas ou personalidades em uma jogada de Ogham e a resposta é sim!
O Ogham, assim como qualquer outro oráculo, possui uma gama imensa de interpretações e cabe ao oraculista saber discernir quando há ou não uma figura humana em questão. Aparentemente parece um pouco confuso, mas depois de um período de estudos e com a prática frequente, o oraculista cria um vínculo com seu oráculo, fazendo conexões que, até então, pareciam um tanto que obscuras.
Uma coisa que percebo frequentemente é que pessoas, normalmente pessoas ligadas ao druidismo, wicca ou espiritualidade celta, não veem o Ogham como um oráculo que pode atuar e esclarecer absolutamente qualquer aspecto da vida humana, relegando-o apenas ao aspecto espiritual. Isso contribui para dificultar o estudo oracular do Ogham, por isso poucas pessoas trabalham com esse oráculo no mundo, por acha-lo exclusivo de druidas, magos e bruxas. Eu, como adepto do druidismo e sacerdote Vate, sei que há segredos oghamicos que cabem apenas a mim e esses segredos, definitivamente, não serão revelados aos leigos e curiosos, contudo, é importante frisar que o Ogham pode e deve ser utilizado como oráculo, que irá auxiliar em nossas vidas cotidianas. Deste modo, qualquer pessoa, independente da crença, pode se valer dos aspectos oraculares do Ogham!  
Vamos ao que interessa...
A principal energia masculina no Ogham é representada e simbolizada pelo fid Duir, o Carvalho, pois essa árvore está ligada tradicionalmente aos raios, um dos símbolos por excelência da energia masculina nos mitos indo-europeus, como por exemplo Zeus, Thor e Taranis, deuses masculinos que portam raios. Segundo Robert Graves em sua obra “A Deusa branca” inspirado na obra de Sir James George Frazer “O ramo de ouro” nos diz que há dois reis, descritos como deuses de diversas tradições, que estão sempre em batalha e simbolizam as metades clara e escura das estações do ano, são eles, o Rei Carvalho, simbolizado pelo verão e o Rei Azevinho, pelo inverno. Portanto, o Rei Carvalho representa a metade clara do ano, ou seja, a energia masculina em ascensão. Isto posto, o fid Duir representará em uma jogada o próprio consulente, caso ele seja do sexo masculino, normalmente um homem viril no auge da vida. Também pode representar a pessoa do gênero masculino mais próxima da consulente feminina, como o esposo, o namorado, o pai, o irmão e o amigo.

Cabeça de Pedra de um homem celta, República Tcheca

O outro fid que carrega consigo as energias masculinas é Tinne, o Azevinho. Como visto anteriormente, o Azevinho representa o inverno, portanto a energia masculina em decadência. Neste caso, decadência não significa inferioridade, mas um homem maduro, normalmente na terceira idade ou mesmo um homem, independentemente da idade, que seja prudente, ajuizado e racional. Esse fid, em uma jogada, pode significar um amigo conselheiro, o pai, o avô, um mago, um líder espiritual ou qualquer pessoa do sexo masculino que seja madura e responsável.

No Ogham a principal energia feminina é simbolizada pelo fid Nuin, o Freixo. Podemos perceber essa associação através da interpretação das palavras Ogham ligadas a Nuin, como bág ban, o orgulho das mulheres e bág maise, o orgulho da beleza. Esse fid também é simbolizado pela arte de tecer, um tradicional trabalho associado as mulheres. Desta forma, quando Nuin sai em uma jogada pode significar a própria consulente, caso ela seja do gênero feminino ou a mulher mais próxima do consulente masculino, como sua esposa, irmã, mãe e amiga.


Uma rainha celta por Edwin Austin Abbey

O outro fid associado aos elementos femininos no conjunto Ogham é Saille, o Salgueiro. Como o Salgueiro é uma árvore intimamente ligada à água e à lua, símbolos universais da feminilidade, podemos dizer que é um fid que caracteriza muito bem os aspectos femininos em uma jogada, contudo, assim como Duir representa um homem no auge de sua vida e Tinne um homem maduro, nas feda femininas acontece o mesmo, Nuin representa a mulher no auge de sua vida, enquanto Saille, por suas associações com a lua, a água e a noite, representa uma mulher madura, misteriosa, sábia, bruxa ou feiticeira. Em uma jogada representa sempre uma mulher, independentemente da idade, que carrega as características anteriormente citadas, como a avó, a mãe, a conselheira ou mesmo uma guia espiritual.
Crianças são identificadas, normalmente, pelo fid Ailm, o Abeto ou Pinheiro. Esse fid representa o grito de um recém-nascido, como descrito nas palavras Ogham de Maic ind Óic, tosach frecrai, ou seja, o mais alto dos gemidos e na palavra Ogham de Com Culainn, tosach garmae, o início de um chamado. Esse fid representa o ser-humano no início de sua vida, portanto, crianças, independente do sexo. Se associada com outras feda podemos identificar se é um menino ou uma menina. Também pode significar uma mulher grávida ou a chegada de uma criança.
O fid Beith, Bétula, por ser o primeiro fid, também pode representar crianças ou jovens.
Uma pessoa madura e sábia, independentemente do sexo, é representada pelo fid Ioho, o Teixo. Normalmente representa um idoso, ou alguém que carrega características do arquétipo senex, ou seja, do velho sábio. Representa uma pessoa que possuí experiência de vida, sabedoria e conhecimento.
Adolescentes são muitas vezes representados pelo fid Ruis, o Sabugueiro. Como sabemos, o sabugueiro significa agir impulsivamente, rebeldia, ciúmes, etc. Características clássicas de um jovem que passa pela conturbada fase da adolescência. Também pode representar qualquer pessoa que apresente esse tipo de personalidade explosiva. 
Claro que essas características são gerais e estereotipadas, cabe ao estudioso de Ogham discernir quais os significados são os mais adequados ao analisar a jogada como um todo.
Espero ter esclarecido sobre esse assunto e como o estudo é constante, o tema não se esgota por aqui.
Até a próxima. /|\ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário